Conheça os cuidados que você deve ter com seu banheiro

Todos os cômodos de nossas casas exigem cuidados, mas o banheiro precisa de uma atenção especial.

Dicas

22.09.2021 - 10:51:59 | 3 minutos de leitura

Conheça os cuidados que você deve ter com seu banheiro

Como o cômodo mais íntimo da casa, os banheiros são utilizados para diferentes funções e é um ambiente que pode facilmente acumular sujeira e bactérias.


O ideal é manter o local limpo, perfumado e organizado, com cuidados tomados diariamente. Dentre esses cuidados estão enxugar o chão após o banho, dar descarga sempre após o uso, não jogar papel no vaso sanitário e retirar o lixo com frequência. 


As palavras-chave são limpeza e organização. Dessa forma você conserva seu banheiro por mais tempo e ainda garante que o ambiente estará sempre pronto e ideal para uso. Para isso, nós trouxemos algumas dicas. Confira: 


A primeira dica é: deixe o banheiro bem arejado. Abra as janelas, principalmente após o banho, para que o ar circule e para diminuir a umidade, evitando a proliferação de bactérias e acúmulo de bolor. Outra recomendação é aplicar em todo o ambiente, a cada 15 dias, uma solução de 50% de água sanitária. 


Geralmente, o banheiro é o menor cômodo da casa e, por isso, organizá-lo da maneira correta torna-se uma tarefa difícil. Por isso, é recomendado adotar a organização vertical: instale suportes atrás da porta, invista em nichos e prateleiras e aproveite o espaço embaixo da pia. Faça uso de armários para guardar toalhas (opte sempre por deixá-las em rolinhos), itens de higiene ou embelezamento e escovas de dente. 


Dê preferência para cestos de roupa fechados. Assim você evita que a umidade e as bactérias presentes no ar do banheiro entrem em contato com suas roupas. Troque as toalhas com frequência, principalmente aquelas que usamos para secar as mãos e o rosto (a cada dois dias é o ideal). Evite deixar sua toalha de banho secando no banheiro, opte por cômodos mais arejados e que recebam luz do sol. 


Mas e a limpeza, como fazê-la da forma ideal? Antes de limpar o banheiro, é ideal que o ambiente esteja totalmente vazio de objetos, para que a faxina seja eficiente. Para o interior do vaso, utilize a escova sanitária e desinfetante, esfregando bem. Para o assento e a tampa, você pode utilizar uma esponja ou pano com álcool ou desinfetante. Os blocos sanitários são uma boa opção para manter o interior do vaso limpo e livre de odores. 


O box do banheiro concentra uma grande quantidade de mofo. No mercado você encontra produtos feitos para isso que, em conjunto com um desinfetante, fazem a limpeza do local. Lembre-se de retirar os cabelos do ralo e higienizá-lo também. Quanto à pia e torneira, uma esponja com água, sabão ou bicarbonato de sódio devem bastar. Se o seu balcão for de mármore, utilize álcool para a sua higienização. Não se esqueça da limpeza no espelho, que também pode ser feita com um pano e álcool. 


Agora que você já conhece os cuidados que deve ter com seu banheiro, ele ficará conservado por mais tempo, sendo um dos ambientes mais agradáveis da sua casa.


Mais em Dicas
Veja todos
 
 
 
 

Suporte

Telefone Enerbras