Conheça três fontes de energia alternativas e renováveis

Você já ouviu falar em fontes de energia alternativas? Elas também são conhecidas como renováveis, por ser um meio de geração de energia limpa, sustentável e de baixo impacto ambiental. Elas são geradas por meio da água de rios e oceanos, ventos, luz do sol, biomassa, ondas e o calor proveniente da terra.

Dicas

16.09.2020 - 16:37:58 | 2 minutos de leitura

Conheça três fontes de energia alternativas e renováveis

Sabendo do impacto positivo que estão causando no meio ambiente, vamos te apresentar as três mais utilizadas no mundo.

Energia Solar
Produzida através dos raios solares, essa fonte de energia é inesgotável na natureza e está sendo bastante utilizada – tanto em empresas, quanto em residências. A geração dela funciona da seguinte forma: a radiação solar transforma-se diretamente em corrente elétrica por meio das células fotovoltaicas (dispositivo responsável por converter energia luminosa em energia elétrica) que ficam expostas sob a luz do sol. 

Energia Eólica
Assim como a Energia Solar, ela vem de um recurso natural abundante: a força do vento. Captadas com hélices de duas ou três pás fixadas em torres altas – gerando energia através da força do vento nas turbinas. Você sabia que, além dos grandes aerogeradores que estamos acostumados a ver por aí, a Energia Eólica também pode ser gerada pelo próprio consumidor em suas residências e comércios? Isso é possível através de micro e minigeradores que chegaram recentemente ao Brasil.

Biomassa
Você sabia que o bagaço da cana-de-açúcar, álcool, madeira, palha de arroz e óleos vegetais podem gerar energia? Apesar de liberar gases poluentes, essa é uma forma de energia limpa/renovável pela quantidade de CO2 que é absorvido no cultivo desses materiais. Mas é importante destacar, ela é pouco recomendada – a expansão dessa atividade aumenta o gasto de água para viabilizar a produção, demanda aumento de ocupação de terras e do desmatamento. 

Gostou de saber mais sobre esses meios de geração de energia que só crescem? Continue acompanhando o blog da Enerbras para ficar sempre atualizado sobre as tendências do mercado elétrico.

Mais em Dicas
Veja todos
 
 
 
 

Suporte

Telefone Enerbras