Conheça três modelos de disjuntor para sua construção

O disjuntor termomagnético possui grande papel na segurança elétrica do ambiente onde é instalado. Ele é o responsável pela proteção dos condutores dos circuitos elétricos e também possui a função de ligar e desligar a energia por meio do seccionamento interno de seu mecanismo, utilizando sua alavanca externa.

Produtos

30.06.2021 | 2 minutos de leitura

Conheça três modelos de disjuntor para sua construção

Para exercer sua função da melhor forma possível, o disjuntor termomagnético da ENERBRAS protege as instalações elétricas contra a sobrecarga de energia e de curto-circuito. Para entender o que é um disjuntor termomagnético, é preciso conhecer os conceitos de proteção térmica e magnética. 

Disjuntor Térmico

Essa proteção conta com um componente especial conhecido como lâmina bimetálica ou bimetal. Quando correntes acima do normal passam pelo circuito, fazem a lâmina bimetálica aquecer e a curvar, acionando o mecanismo de disparo e desconectando a energia do circuito através do desarme do disjuntor. Esse processo de desarme pode levar alguns minutos, dependendo da intensidade de corrente do circuito. Sua principal função é a de detectar a sobrecarga, isto é uma corrente acima do limite do disjuntor e dos condutores do circuito.


Disjuntor Magnético

Esse segundo modelo é um pouco diferente. No interior do disjuntor, a corrente elétrica circula por uma bobina, que induz o movimento de um eixo caso a corrente do circuito seja muito alta. Quando acionado, ele irá desativar o mecanismo  do disjuntor instantaneamente através do sistema de disparo. Por ser uma característica eletromagnética, a proteção magnética é rápida e eficiente, desarmando o disjuntor em menos de um piscar de olhos (0,1s). Sua principal função é detectar a ocorrência de curto-circuito, que é uma corrente muito alta em um período muito pequeno de tempo. 

Disjuntor Termomagnético

É o modelo que une as proteções térmica e magnética em seu mecanismo. Ele possui sistema de desarme com disparadores térmicos e magnéticos que agem de forma rápida e precisa, até mesmo em situações em que a alavanca esteja travada na posição “ligado”. Nesse momento, entra em ação o sistema de “disparo livre” que garante o desligamento do circuito na parte interna do disjuntor mesmo que a alavanca esteja travada. 

Além disso, contatos especiais com a camada de prata trazem garantia contra soldagem em casos de curto-circuito. O disjuntor termomagnético da ENERBRAS possui câmera de extinção de arco para absorver energia (calor) do curto-circuito e, assim, o extingui-lo completamente  com 100% de segurança. 

Ficou interessado no produto? Acesse nossa linha de proteção elétrica.

Mais em Produtos
Veja todos
 
 
 
 

Suporte

Telefone Enerbras