Cuidados com a energia elétrica: recomendações para tomadas e plugues

Quando tratamos sobre energia elétrica, dois dos principais pontos de atenção são as tomadas e plugues.

Dicas

30.09.2021 | 2 minutos de leitura

Cuidados com a energia elétrica: recomendações para tomadas e plugues

Caso alguns cuidados não sejam tomados, acidentes podem acontecer. Para evitá-los, é necessário seguir algumas recomendações. Saiba quais são elas a seguir:


Não exagere no número de conectores T (benjamins)


Quando temos muitos aparelhos eletrônicos em casa, é comum utilizarmos vários Ts para conectá-los em apenas uma tomada. No entanto, cada tomada possui um limite de carga elétrica e, por isso, temos que tomar cuidado. 


Para que a rede elétrica não fique sobrecarregada e evitar curtos-circuitos, utilize no máximo 2 ou 3 equipamentos em cada tomada, dependendo da potência de cada um deles. Equipamentos potentes como a máquina de lavar roupas, geladeira e secador de cabelo,  devem ter uma tomada exclusiva. Dessa forma, os aparelhos correm menor risco de serem danificados pela rede.  


Atente-se aos fios desencapados ao instalar tomadas 


Em casas com crianças, os fios desencapados podem causar graves acidentes. É recomendado o uso de um sistema de caixa para tomada em perfilado. Com ele, evita-se a sobra de fiação desnecessária e garante-se que todos os componentes estejam organizados. 


Compre produtos certificados 


Produtos certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) garantem que você não terá surpresas indesejadas. Dessa forma, você tem menos chances de ter que lidar com choques, curto-circuitos e uma conta de luz com valor alto. 


Aqui na Enerbras você encontra plugues, tomadas, adaptadores e interruptores certificados. Para conferir nossos modelos, clique aqui


Mantenha plugues longe da água e do calor 


Tanto o calor quanto superfícies com água podem danificar plugues ou causar acidentes devido a condução de corrente elétrica. 


Ao instalar tomadas, é imprescindível manter todos os equipamentos longe da água. Logo após a instalação, há materiais que inviabilizam esse contato e mantém as fiações seguras, como a caixa de tomada com tampa fixa perfil.


Utilize tampas para tomadas


Caso você tenha bebês ou crianças em casa, um item mandatório para protegê-las de acidentes elétricos é a tampa (ou protetor) para tomadas. É fácil de ser encontrado e seu preço é acessível. Para fortalecer a proteção e evitar que a criança retire a tampa facilmente, utilize fita isolante ou esparadrapo.


Mais em Dicas
Veja todos
 
 
 
 

Suporte

Telefone Enerbras