Descubra como puxar uma tomada de outra

Normalmente, as tomadas de uso geral são instaladas em grupos de 2, 3 e até mesmo 4.

Instalações

09.09.2021 | 1 minutos de leitura

Descubra como puxar uma tomada de outra

Por isso, é necessário saber dividir os circuitos, dimensionar e ligar as tomadas de acordo com a potência requerida pelo sistema elétrico. 


Mas o que precisa ser feito para puxar uma tomada de outra? Neste blog post explicamos para você. Confira!


A primeira coisa que você deve fazer é passar os cabos em conjunto até chegar no último ponto da tomada. São três cabos: fase, neutro e terra. Sempre deixe uma sobra de cabos para que sejam suficientes para fazer as emendas em cada caixa de passagem. O ideal é dar um nó nos cabos da última caixa, para evitar que voltem pela tubulação. 


O segundo passo consiste em fazer as derivações necessárias, lembrando sempre de realizar a isolação. É comum que as pessoas façam essa derivação cortando os cabos e emendando-os, mas essa prática não é recomendada. 


E qual seria a forma correta? Desencape uma parte do cabo que está passando pela caixa e use um outro para emendar no cabo do circuito, que devem ser das mesmas cores. Para desencapá-los você deve priorizar ferramentas próprias para elétrica, como um alicate. 


A derivação é feita em todos os cabos de todas as caixas de passagem. Na sequência, faça uma isolação firme com fita isolante. Isso evita o aquecimento do sistema e, consequentemente, diminui o risco de acidentes. 


Quando isso tiver sido feito, você pode cortar o excesso de cabos, deixando uma sobra para caso seja necessária alguma manutenção futura. 


Agora é hora de conectar os cabos nos módulos de tomada, fixar esses módulos na caixa de passagem e pronto!  


Aqui na Enerbras você encontra materiais elétricos, ferramentas e utilidades para fazer essa instalação.

Mais em Instalações
Veja todos
 
 
 
 

Suporte

Telefone Enerbras