Saiba como prevenir problemas elétricos na sua casa

Quando se trata da parte elétrica de uma casa, todo cuidado é pouco e, por isso, algumas medidas são necessárias para não comprometer a segurança e o bem-estar de todos os moradores com o risco de acidentes.

Instalações

17.11.2021 | 1 minutos de leitura

Saiba como prevenir problemas elétricos na sua casa

Neste blog post, apresentamos algumas medidas para prevenir problemas elétricos na sua casa. Confira: 


1. Atente-se às tomadas


Tomadas e plugues são definitivamente pontos de atenção. Tenha sempre em mente qual é a sua tensão e tome cuidado para não fazer a instalação em locais próximos à água, respeitando a distância mínima recomendada. Também vale lembrar que é importante mantê-las em bom estado e trocá-las quando necessário.  


2. Compre sempre materiais elétricos certificados


Não dê chance ao azar! Produtos certificados são um começo imprescindível para você não ter problemas elétricos. Eles são fabricados de acordo com uma série de regras e determinações para evitar acidentes, seguindo também a ABNT. 


Você pode contar com a segurança dos produtos Enerbras, pois todos eles possuem certificação. Confira nossos materiais elétricos disponíveis clicando aqui.


3. Faça a manutenção periódica das instalações


A parte elétrica da sua casa é composta por materiais que têm uma data de validade, pois se deterioram com o tempo. Portanto, se faz necessária a manutenção frequente dessas instalações, para que seja possível identificar possíveis problemas. 


Essa manutenção inclui a compra de novos produtos. Se for preciso, troque tomadas, disjuntor, interruptores, fios elétricos, caixas de luz e até mesmo caixas de passagem. 

Por serem mais modernos e terem vida útil mais longa, você consegue evitar surpresas indesejadas. 



4. Deixe as gambiarras de lado 


Para tudo se dá um jeitinho, não é mesmo? Mas cuidado: esse não é o caso. As chamadas “gambiarras” são verdadeiras inimigas das instalações elétricas, representando grande perigo. 


Evite colocar diversos aparelhos em uma mesma tomada ou benjamin, pois isso traz o risco de ocorrerem curtos-circuitos em casa, que podem causar quedas de luz e até mesmo acidentes. Além disso, essa prática pode acabar estragando seus dispositivos com mais facilidade. 


Não deixe para resolver depois os problemas que você pode identificar agora! Segurança vem sempre em primeiro lugar. Cuidado com emendas mal feitas, fios desencapados e materiais velhos que estão dando indícios que precisam de uma troca. Muitas vezes, esses problemas podem ser resolvidos rapidamente e evitam muita dor de cabeça.


Mais em Instalações
Veja todos
 
 
 
 

Suporte

Telefone Enerbras