Saiba por onde começar a reforma da sua casa

Reforma é uma palavra que assusta muitas pessoas. Isso porque quando o processo não segue como estava planejado, pode gerar muita dor de cabeça.

Dicas

11.08.2021 | 2 minutos de leitura

Saiba por onde começar a reforma da sua casa

Mas transtornos e gastos além do previsto podem ser evitados. 


Você quer fazer uma reforma mas não sabe por onde começar? A gente te ajuda! Ela não precisa ser complicada ou demorada demais, então siga essa dicas: 


Faça um planejamento 


Para minimizar imprevistos e ter um panorama geral da obra, fazer um planejamento é o primeiro passo imprescindível. 


Coloque no papel quais espaços você quer reformar, defina prioridades, faça uma lista de compras, coloque tudo o que achar necessário. Isso irá te ajudar no momento da pesquisa de preços e poupa seu tempo quando for procurar um profissional para realizar a reforma. 


Você também pode elaborar desenhos de como gostaria que ficasse o resultado. 


Defina o roteiro da obra 


Após fazer o planejamento e definir suas prioridades, é hora de estabelecer em qual ordem serão feitas as etapas da reforma. 


Caso sua reforma inclua o banheiro e a cozinha, é importante que esses espaços sejam feitos primeiro, pois são as áreas mais úmidas da casa. Geralmente eles são independentes do restante da casa, com piso e revestimento diferentes. 


Em sua maioria, os roteiros de obra mais adotados definem a seguinte ordem: demolição, organização do esquema elétrico e hidráulico, regularização de pisos e paredes, revestimento, iluminação, pintura, limpeza e decoração. 


Planeje o custo da obra 


Liste os materiais e os profissionais que serão necessários para realizar sua obra. Pesquise os preços e faça orçamentos variados, isso pode fazer muita diferença ao fechar o custo final da reforma. 


Ao entrar em contato com os profissionais, peça que eles avaliem o serviço, estipulem um prazo e também te auxiliem com a lista de materiais. 


Acompanhe a reforma de perto para assegurar o respeito ao orçamento. 


Monte um cronograma


A partir do planejamento e da definição de prioridades, você deve montar um cronograma com cada fase da obra, como uma forma de ter um controle prático com relação à sua duração. 


É importante ter uma margem de segurança caso imprevistos aconteçam para evitar transtornos. 


Contrate profissionais especializados 


Para que tudo dê certo conforme o planejado, sua mão de obra precisa ser especializada, assim você garante a qualidade dos serviços prestados. 


Dependendo da reforma, você precisa analisar a necessidade do acompanhamento de um arquiteto ou engenheiro. A presença deles é recomendada caso haja alguma mudança estrutural, por exemplo. 


Mesmo que sua obra seja simples, contrate profissionais de confiança ou recomendados, sejam eles pintores, eletricistas, pedreiros, entre outros. 




Para a compra de materiais elétricos, conte com a excelência da Enerbras. Somos um dos líderes em nosso segmento e oferecemos produtos de máxima qualidade por um preço que cabe no seu bolso. Confira nossos produtos aqui.

Mais em Dicas
Veja todos
 
 
 
 

Suporte

Telefone Enerbras