Como cuidar da durabilidade do chuveiro

Com as temperaturas mais elevadas, é natural que no verão todos tomem mais banhos do que em outras estações do ano.

Dicas

18.01.2022 | 2 minutos de leitura

Como cuidar da durabilidade do chuveiro

Isso também interfere em como cuidar da durabilidade do chuveiro.


Quando falamos sobre a durabilidade deste item tão importante dentro de casa, devemos considerar muitos fatores, como a temperatura que o chuveiro é utilizado, a pressão da água, a duração dos banhos, entre outros.


Neste artigo elencamos algumas dicas fundamentais que vão te ajudar a cuidar do seu chuveiro e aumentar a vida útil dele. Acompanhe!


A pressão da água tem relação com a durabilidade do chuveiro

Provavelmente você já se deparou com uma quantidade muito baixa de água saindo pelo chuveiro no momento que foi tomar banho.


Quando isso acontece, uma das razões possíveis é a baixa pressão da água. À primeira vista pode parecer que esse problema não afetará a vida útil do chuveiro, já que é causado pela distância que existe entre ele e a caixa d'água, ou por falta de abastecimento de água da rua. No entanto, a baixa pressão da água pode queimar os chuveiros elétricos com mais facilidade. 


Para resolver essa questão é fundamental verificar qual é a capacidade de pressão da sua casa ou apartamento. Dessa maneira será possível adquirir o chuveiro correto e que seja capaz de suportar essa vazão.


Lembramos que o contrário também pode ocorrer. Caso a pressão da água seja muito forte, um redutor de pressão poderá resolver o problema e então evitar também o desperdício.


Altere a opção do chuveiro para "verão"

A maioria dos chuveiros elétricos possuem opções indicadas no próprio aparelho, que costumam ser: "inverno" e “verão".  Ou seja, essas funções existem para que sejam alteradas de acordo com a estação do ano ou temperatura daquele dia.


O verão chegou? Não deixe de mudar a opção que estava selecionada anteriormente, pois ela também contribui para a durabilidade do seu chuveiro. E afinal de contas, no verão, com as temperaturas mais altas, não há necessidade de um banho muito quente. Inclusive, é importante ressaltar que, quanto mais quente a água estiver, maior será o desgaste da resistência, aumentando assim as chances de queimá-la.


Fique atento quanto a fiação elétrica

A fiação elétrica é outra questão que demanda atenção quando o assunto é a durabilidade do chuveiro. No entanto, na maioria dos casos a indicação é que um profissional especializado seja chamado para analisar e resolver.


Mas, apesar disso, existem alguns sinais que podem indicar problemas na fiação. Verifique se há emendas nos fios ou se o chuveiro fica gelado repentinamente. Caso sinta cheiro de queimado ou pequenos choques enquanto toma banho, não deixe de buscar um profissional especializado para que ele realize a avaliação do estado da fiação elétrica e possa indicar a melhor solução. 


Priorize banhos mais rápidos

Ao optar por banhos mais rápidos, além de contribuir para a economia de água, você ainda está favorecendo a vida útil do seu chuveiro. 


Isso acontece porque a durabilidade da resistência, que é a responsável por transformar a eletricidade em energia térmica, vai desgastando com o tempo. Banhos rápidos fazem com que a resistência desgaste menos, enquanto banhos mais longos contribuem para o desgaste da peça.


Conheça a nossa linha de duchas e torneiras clicando aqui.

Mais em Dicas
Veja todos
 
 
 
 

Suporte

Telefone Enerbras