Como melhorar a parte elétrica da sua casa

Por ser uma parte da casa que não vemos com frequência, a rede elétrica pode acabar esquecida. Mas é muito importante que ela seja avaliada regularmente.

Dicas

18.05.2022 | 2 minutos de leitura

Como melhorar a parte elétrica da sua casa

De acordo com a Abracopel (Associação Brasileira para a Conscientização dos Perigos da Eletricidade) o número de acidentes de origem elétrica vem crescendo ano a ano, apresentando um aumento de aproximadamente 52%. 


Os acidentes se concentram principalmente em ambientes residenciais e na rede aérea de distribuição de energia. Por isso, a manutenção da rede elétrica é essencial. Confira algumas dicas de como melhorar e conservar a parte elétrica da sua casa.


1 - Fique atento!


Tome cuidado com os imprevistos. Soluções temporárias, como os adaptadores, podem ser interessantes para ajudar a resolver demandas ocasionais. Contudo, se elas começarem a se tornar permanentes, considere mexer na rede elétrica. Os imprevistos podem sobrecarregar o sistema elétrico, causando a perda de aparelhos e incêndios.


Outro ponto de atenção são as normas de segurança. Certifique-se que os aparelhos tenham a voltagem correta e que os materiais obsoletos sejam substituídos. O desgaste dos fios, emissão de calor, oscilações de energia e disjuntores desarmando com frequência são sinais de que a sua rede elétrica precisa ser substituída. 


2 - Procure um profissional


Pode parecer uma dica boba, porém uma boa parte dos brasileiros acaba deixando isso de lado. Segundo a pesquisa mais recente da Abracopel, 45% dos entrevistados não sabe e 26% não lembra se foi feito algum projeto elétrico para residência onde mora. Contratar um profissional especializado é a maneira mais segura de garantir a melhor rede elétrica possível.


3 - Invista em materiais elétricos de qualidade  


Para a execução de um bom projeto técnico são necessários materiais elétricos de qualidade. Eles são indispensáveis para melhorar a sua rede elétrica, uma vez que é o desempenho deles que vai ditar a durabilidade e a frequência de manutenção. Sempre escolha aqueles que estão de acordo com as especificações de segurança do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). 


A Enerbras possui uma extensa linha de materiais elétricos para todos os tipos de demanda. Confira neste link.

Mais em Dicas
Veja todos
 
 
 
 

Suporte

Telefone Enerbras