Por que investir em produtos que não propagam a chama

Investir em produtos que não propagam chamas é uma das formas de proteger qualquer tipo de ambiente de incêndios

Produtos

02.03.2022 | 3 minutos de leitura

Por que investir em produtos que não propagam a chama

Quando o assunto é segurança contra incêndios é preciso priorizar essa questão, pois ela envolve o bem-estar físico das pessoas que frequentam qualquer tipo de ambiente. E é nesse sentido que investir em produtos que não propagam chamas é uma das medidas principais para evitar acidentes. 


Mais de 50% dos incêndios que aconteceram em casas ou apartamentos no ano de 2020 tiveram como causa principal a sobrecarga no sistema elétrico, segundo  Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel). E essa sobrecarga também é ocasionada pela falta de materiais seguros na instalação elétrica.


Quais são as causas de um incêndio?


As causas que podem desencadear um incêndio são muitas. A presença de substâncias inflamáveis, por exemplo, causa riscos de incêndio, através da liberação de que, quando entram em contato com o fogão ou isqueiro, podem ocasionar uma explosão.


O gás de cozinha também é extremamente inflamável e caso ele apresente algum tipo de vazamento, pode causar incêndios. É por conta disso que a recomendação de instalação do gás seja feita fora do ambiente. 


O que são produtos que não propagam chamas?


Estes produtos possuem em sua composição algumas propriedades que impedem que o fogo se espalhe. São utilizados em materiais inflamáveis, como é o caso de madeira e outros componentes elétricos.


A presença desses aditivos garante segurança, pois como já mencionamos, as causas que podem provocar um incêndio são muitas. Por isso a escolha dos produtos com esse diferencial é uma maneira altamente eficaz de proteger o ambiente. 


Qual a importância de investir em produtos que não propagam chamas? 


Em diversos tipos de ambientes, sejam residenciais ou comerciais, nós somos expostos diariamente a fatores que podem causar incêndios. E diante desses fatores, para garantir uma maior segurança, ficar atento quanto a qualidade dos revestimentos e materiais elétricos é imprescindível. 


A maneira como o fogo vai se espalhar se relaciona com o material  em que ele é exposto. Se os materiais que compõem a instalação elétrica, bem como os revestimentos da obra, oferecerem resistência ao fogo, em caso de incêndio, as pessoas poderão evacuar o ambiente a tempo de evitar danos maiores. 

Ainda sobre a resistência que os produtos que não propagam chamas apresentam, é importante dizer que eles contribuem com a ação dos bombeiros, já que o fogo vai se espalhar mais devagar aumentando assim as chances de sucesso na operação. 


Nós contamos com esse aditivo que não propaga chama em nossos produtos. Acesse o nosso site para saber mais!

Mais em Produtos
Veja todos
 
 
 
 

Suporte

Telefone Enerbras